Compartilhe:

29/11/2017

Coaching para Síndicos/Gestores Condominiais? Que moda é essa?

Coaching para Síndicos/Gestores Condominiais? Que moda é essa?

Coaching? O que é isso? Parafraseio uma música do Zeca Pagodinho: “Nunca vi, [...] eu só ouço falar”. Eu lhe apresento como proposta para conhecer o Coaching não através de conceitos, teoria, etimologia ou história do Coaching; e sim, usarei uma das técnicas mais primordiais e relevantes do Coaching: PERGUNTAS PODEROSAS. Esta terminologia (não criada por mim) tem por objetivo mexer, remexer, vasculhar, despertar e gerar pensamentos de autoconsciência e autoconhecimento.
 
Assim, desafio você a olhar pra dentro e refletir (sim, isso pode doer), respondendo apenas mentalmente. 
 
Prezado leitor, há momentos na sua gestão condominial e/ou pessoal que você se pergunta:
 

Qual caminho seguir?

 

Por onde começar?

 

Como fazer as coisas darem certo?

 

Como finalizar os projetos que inicio?

 

Como conciliar vida pessoal, profissional e gestor condominial?

 

Como identificar e criar metas pessoais  e profissionais?

 

Como identificar as prioridades condominiais?

 

Como mudar velhos hábitos que me incomodam?

 

Como ser mais assertivo (é o poder de falar o que sente e o que pensa respeitosamente)?

 

Como faço para me desenvolver pessoal e profissionalmente?

 

Como melhorar o foco, o planejamento e administração do meu tempo?

 

Como melhorar relacionamentos e a comunicação interpessoal no ambiente condominial?

 

Como superar o medo de falar em público nas assembleias, ou como superar a ansiedade ao ser confrontado por um condômino?

 
Você não precisa se enxergar ou se encaixar em todas essas perguntas, basta que uma delas tenha o poder de tirar o seu sono, seu sossego ou sua paz de espírito. O Coaching, então, vai canalizar suas energias para resolver aquela situação, potencializando suas habilidades e competências. O foco do processo de Coaching é o RESULTADO, através da AÇÃO.
 
Os personagens num processo de Coaching são: o profissional Coach (no papel de coadjuvante), e o cliente, o Coachee (no papel principal). O processo se dá pela percepção do chamado “Estado Atual”, visando, mirando e focando no “Estado Desejado”. É sair do ponto A para o B. Sair do ponto X para Y. Sair do ponto C para D. Qual verbo foi repetido intencionalmente? SAIR... Verbo de ação, requer movimento, requer atitude, requer agito, requer ato, requer abandonar o ponto anterior e seguir adiante, largar o pino daquilo que te prende lá trás. Ratifico e repito mais uma vez: o foco do processo de Coaching é o RESULTADO, através da AÇÃO do Coachee.
 
As transformações, o despertar das habilidades e o desenvolvimento das competências de um Coachee tendem a repercutir, ecoar e reverberar em todas as esferas por ele vivenciadas. Por isso, como gestor condominial, além de fazer a diferença no seio familiar (maiores beneficiados), também exercerá grande influência no âmbito relacional com os colaboradores, prestadores de serviços e sobretudo com os condôminos, que se beneficiarão com um síndico que, de fato exerce o papel de líder comunitário, no qual, ciente de suas atribuições, não tem a pretensão de acabar com todos os problemas; porque, de fato, eles nunca acabarão, mas um síndico líder capaz de administrar e gerenciar conflitos com mais propriedade, sabendo que não é o tipo de problema que faz  um líder, e sim a forma como reage e lida com esse problema!!   Que tipo de Líder Comunitário que é? Saia do Ponto...saia do ponto!!
 
Por Quelem Machado
Coach Condominial & Alta Performance
 
Professora, Analista Comportamental, Trainning & Palestrante. 
 
 
 
Telefone/WhatsApp: (61) 98305-4644
 


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: